quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Away from computer

Ontem fez 2 meses que não postava nada neste blog. Isso foi porque acabei fazendo outra viagem, desta totalmente voltada à escalada.

Fiquei quase 20 dias na Serra do Cipó, e após isso estava em um processo de emprego novo. O que acabou consumindo momentos preciosos de inspiração para escrever.

Mas o blog é a respeito ao Caminho de Santiago. Quanto a mais fotos eu postarei assim que puder. No momento já tenho um computador decente para a postagem de fotos. Desta vez dos lugares e imagens, não somene de pessoas.

Como prometido pensei em algumas dicas sobre a viagem.

1 - Não pense que por estar em boa forma, ou por ser jovem, ou por ter um equipamento acima da média vai ser moleza o caminho. Afirmo de antemão : Não vai. A qualidade do equipamento é fundamental. Assim como escutar todas as dicas possíveis sobre cuidados físicos. Mas se prepare para "engolir o choro". Os 4 primeiros dias são um bom teste para saber se voce foi mimado demias ou não.

2 - Se voce tem frescura de que acorda fácil, e que precisa de super conforto para dormir, não vá para o caminho. Nem pense que vai ficar em hoteis caros em vez de albergues. Apenas em cidades grandes possuem hoteis, maioria das cidades são pequenas, e com somente albergues.

3 - Se prepare para ir a muitas missas. Faz parte do processo de se tornar uma pessoa melhor. Maioria das missas duram cerca de 30minutos, e todos os sermões dos padres são voltados para o caminho de santiago, e nao para a igreja em si. São mais intimistas, mais profundos e mais filosóficos.

4 - Vá com a mente aberta. E isso com relação a tudo. Comida, local de dormir, banho, pessoas, cidades e etc. Por mais que voce ache que é uma pessoa aberta, irá descobrir mais sobre ela.

5 - Vá disposto a pensar. Parece obvio, mas mesmo que vá para o caminho pensando em turismo, vai existir momentos(70% do tempo) em que vai ficar sozinho e pensando. E se prepare, voce vai pensar em tudo e todos. Tanto para o bem como para o mal.

6 - leve a mochila mais leve possível. Se algum item da mochila estiver encaixando na frase de "vai que eu preciso disso" é algo inútil. Tinha 8kg quando iniciei, e terminei com 6,5kg. E ainda achei que levei uma camiseta a mais, uma cueca a mais e um par de meias a mais. Levei cadeirinha e sapatilha, o que provou que carreguei peso a toa.

7 - Compre o guia de viagem na própria Espanha. Os guias brasileiros que eu levei, deixei depois de 1 semana. Eram pesados, incompletos e inúteis em termos de informações.

Nenhum comentário: