terça-feira, 15 de maio de 2007

Reflexões - 2

O que leva uma pessoa a largar tudo no 'pause' no 'filme de sua vida' e ir caminhar um percurso de mais de 700km?

A resposta é difícil de responder. Muitos podem ser os motivos : Busca espiritual, encontro com si mesmo, respostas para o sentido da vida, fuga da realidade, esquecer um amor , e por aí vai.
No meu caso é um pouco de tudo (na verdade é isso tudo e muito mais).

A vontade de fazer o caminho sempre existiu. Sempre comentava com amigos, amigas, familiares e colegas de trabalho a vontade de fazer este caminho desde que li o 'Diário de um Mago' a uns 15 anos atrás. Um caminho que desde o início parecia místico a mim. Onde sempre que lia sobre o assunto todos se referiam que se tornara outra pessoa após o caminho. A primeira coisa que sempre tive em relação ao caminho. O caminho muda as pessoas.

Desde que decidi ir, já li três livros de relatos de viagens. E todos no decorrer dos livros fica claro como o misto de dor muscular, perseverança e meditação faz a pessoa amadurecer. Porém em muitos livros as pessoas se mostram muito religiosas e espiritualistas. E não me considero de forma alguma espiritualista. Sou cético, científico e muitas vezes até incrédulo no que se refere a plano espiritual.

Talvez se encontre o primeiro dos motivos que justificaria a minha ida para a Espanha. Descobrir em mim um lado mais espiritual. Um lado que acredite mais em Deus a todo tempo, e não somente quando estou em dificuldades.

Faz certo tempo vivo em um verdadeiro inferno astral.

Relacionamento que em momentos eram mágicos tornaram -se poeira, minha profissão e carreira perdeu sentido para mim, e meu emprego parece tornar mais uma tortura diária do que algo que poderia ser parte da minha vida. Eu escolhi trabalhar na empresa, e com certeza não fui vendido como escravo a ela quando pequeno. Com certeza está aí meu segundo motivo. Entender o porque minha vida está este pesadelo agora. Teria eu que me portar como uma "Poliana", e sempre fazer o "jogo do contente"? Se fosse assim, eu estaria com minha vida maquiada de boa, e eu sorrindo falsamente a todos? Esconder os problemas, e sempre ficar olhando o lado alegre das coisas é a melhor saída? Enfrentar os medos, admití-los e sempre ser mais realista com as coisas que me aborrecem é mesmo a pior saída? Será que eu preciso mesmo me preocupar com os aspectos da vida, ou deva me tornar um 'Poliano' fazendo o 'jogo do contente' o tempo todo?.

Ranzinza eu empre fui, pois me recuso a me comportar como os personagens de 'Admirável Mundo Novo'. Talvez a caminhada me mostre a como purificar minha alma. Ou como sempre olhar menos a pior probabilidade dos fatos.

Estar me sentindo vazio, com um pedaço faltando dentro de mim. Oficialmente em termos psicológicos : estou em profunda depressão. O terceiro motivo, e principal : Encontrar a felicidade que existe dentro de mim. Ou pelo menos a minha paz interior. Para que eu possa voltar a trabalhar, conversar e , principalmente, escalar sem me sentir profundamente infeliz como me sinto agora.

Sim vou andar muito. Vou pensar muito.

Nenhum comentário: