quinta-feira, 5 de julho de 2007

Dia 23 - VILLAFRANCA DEL BIERZO a LA FABA (23.2km)

Um dia de caminhada baseada em muita forca fisica.

Acordei inspirado, pois o dia amanheceu todo nublado e eu estava me sentindo mais forte. Afinal nada de calor, bom descanso e muitas risadas no dia anterior fazem isso com qualquer um. ontem fiquei sabendo que John ira deixar o caminho. Ele ja tinha feito o percurso de Villafranca a Santiago a 7 anos atras e pretende apenas pegar um onibus a Santiago. De la fara o percurso a pe ate Finisterra.

De manhazinha aproveitei o pequeno buffet de cafe da manha para comer bem, pois pretendia passar o grande grupo de pivetes devoradores de vagas em albergues. E conversando com John pude ver o quao fascinante e verdadeiro e estes sujeito. Claro que quando tiver com mais calma eu irei publicar as fotos de lugares e personagens desta viagem. John e psiquiatra doutorado em Vancouver e trata doentes que acabaram de receber orgaos transplantados. isso sem contar que o cara e gente fina pra caramba. Uma delicia conversar com ele. Conversando com ele ontem e hoje deu para perceber algo, ele ja viajou para o mundo inteiro. E um cara cheio de historias, de conhecimentos gerais e perguntas inteligentes a se fazer sobre tudo. Desde escalada ate politica. E uma pena ele nao estar mais no caminho.

E me pus a caminhar. E como me sentia forte e determinado a passar todos do grupo gigantesco de pessoas que lotaram o albergue anterior, decidi que passaria todos. Isso significa que : nao teria descanso. E me pus a caminhar. E parecia um foguete, fui caminhando forte e determinado, como se deve fazer ao tentar uma cadena na escalada. Nada iria me parar. E nao parou. passei TODOS que sairam 1h antes de mim, e fui distanciando bastante. estava orgulhoso, nada de dores nos pes, e nada de dores na perna. E isso tudo em um percurso com asfalto, cimento e subidas constantes, mas nao tao ingrimes.

E ai veio o pensamento identico ao do coelho e a tartaruga. Ja que estava tao na frente, poderia parar comer algo e seguir no mesmo ritmo. E parei em um bar, e pedi uma Tortilla. E parece que foram pegar os ovos na outra cidade. Pois demorou tanto que vi todo mundo me passar. Fiquei me sentindo ridiculo. E a tortilha nao vinha. E quando veio parecia um LP de vinil de tao grande. e tive de comer aquele monstro sozinho. E quente. Nada o que uma coca-cola nao ajude. E me pus a caminhar com este tijolo em minha barriga. Nao havia escolha, e tive de faze-lo. E nao estava sentindo dor alguma, ate que vi o grande grupo parar em uma cidade, e entrar em um albegue. E ai mentalmente eu relaxei. E muito.

Passou 5 minutos e eu comecei a sentir os efeitos de relaxamento mental : dor nos pes e principalmente no calcanhar. Doia pra caramba. e foi ai que a Sofia(sim o nome dela estava escrito errado) me alcancou e ficou a me ajudar. Eu com muita dor fui andando uma pirambeira que comecou a aparecer e cada ver pior. Como era a pirambeira? imagine a subida das ruas mais inclinadas de perdizes ou a trilha da Ana Chata em Sao bento. Era bem assim. Imagine fazer com dor nos pes e uma chuvinha leve na cabeca onde tudo era lama e pedras. Era exatamente isso que acontecia. E Sofia para ajudar ou para me torturar ficou a cantar a musica dos sete anoes em sueco. eu queria mais era me superar e esganar a loira do que chegar mesmo ao albergue.

Decidi ficar na cidade conhecida como la Faba. Tinha um albergue alemao, com uma capela em anexo, e Sofia apos saber que tinha mais 4km so de pirambeira com mais chuva(que tinha acabado de engrossar) e que nao teria nenhum albergue no objetivo principal que era O cebreiro, decidiu ficar. E foi otima escolha. Pois a ducha do local era EXCELENTE, tomei um banho animal, e ate lavei o cabelo com um xampoo de amendoas que esqueceram no banheiro. Muito bom.

E pude fazer algo que garanto ninguem fez ate hoje. Pedi, e fui atendido no pedido, de tocar os sinos da capela para a camada de oracao da capela. Muito historico, apesar de eu estar ja cansado de ficar indo a missas. Mas resta apenas uma semana.

Amanha iremos para Tricastela, e ao que parece a partir daqui todo o caminho vai ser mais bonito e com a natureza exuberante. Vamos ver.

Nenhum comentário: