quarta-feira, 11 de julho de 2007

Dia 30 - Santiago de Compostela

Apos muita emocao, muita choradeira e muito alcool meu primeiro dia em Santiago foi apenas de descansar o corpo.

Na propria praca achamos uma boa pensao. E nela mesmo capotei apos uma garrafa de cerveja. Estava muito esgotado, e decidido a apenas aproveitar a cidade no dia seguinte.

E posso afirmar que o dia seguinte talvez seja muito melhor. Acordamos na Pension com cara de satisfeitos e fomos a um grande cafe da manha. Eu ja esperando um simples deposito em minha conta que supostamente iria acontecer em breve. Mas isto e historia para o final do dia. O primeiro plano era aproveitar Santiago, pegar o trem para Madrid a noite e aproveitar a viagem.

Ao chegar na praca da catedral, pude ver uma galera a qual conheci ao longo do caminho e estava a frente deles. De cara ja encontrei `sir`George. Dei um grande abraco nele, e congratulamos um ao outro. E perguntei de Sofia. Como supunha, a sua mochila estava no proprio Albergue, e alguem somente roubou seu dinheiro. E como ela mesmo me disse mais tarde em um momento ela nao tinha nada e depois tinha tudo de novo.

Durante a missa pude ver mais pessoas as quais passei, como as mexicanas nauticas, como as alemanzinhas e Sofia. Dei um grande abraco nela e nos congratulamos. Estava com saudade de Sofia. A minha melhor compania de viagem no caminho. E combinamos de apos a missa ir dar uma volta na cidade. A missa foi emocionante, com o padre falando quantas pessoas sairam de cada cidade. Muito emocionante, e muitos sermoes significativos. Para quem nao faz o caminho talvez seja apenas mais uma igreja, com muitos enfeites, mais uma missa com sermoes e mais gente pensando em tudo menos na missa. Mas para quem andou mais de 750km como eu, da vontade de chorar. E durante a missa garanto que saiu lagrimas de mim. Pois lembrei de tudo, das bolhas, das meias, do peso, da fome, do desconforto e de todas as pessoas do caminho.

O caminho de santiago vale a pena por si so, e se feito com uma certa distancia, todas as pessoas as quais conversei, e que comecaram o caminho mais de perto, estavam com vontade de ter comecado a uma distancia maior. Pois viam a amizade, os lacos que temos entre nos. E o companheirismo mutuo. Muito emocionante.

Pude encontrar durante minha espera pela compostela(um diploma que ganha por ter feito o caminho) o professor Domenico. O cara tem 73 anos de idade, andou sempre, nunca reclamou de dores(so das pessoas) e ainda corre todo ano na maratona de NY. Um cara impressionante, e que ainda acha tempo para dar aulas na universidade de Milao. Dispensa comentarios. Aprendi com ele, e com muitos outros que nao existem pessoas tao velhas que nao possam terminar o caminho. E todos que encontrei sempre considerei muito fortes, seja fisicamente seja mentalmente.

Pude andar com Sofia no parque da cidadem tirar fotos e conversar sobre o que aconteceu nos ultimos 3 dias em que estavamos separados. Falamos sobre os planos para o futuro e o que mudou dentro de si. Alias o maior elogio ganhei do austriaco Cristopher. Ele disse que alem de mais magro, eu estou com os olhos diferentes. Isso talvez seja o maior elogio do dia. Do ano alias. E com Sofia fiz o tour mais tradicinal do caminho, abracando a estatua de Santiago, ver a urna com suas cinzas e etc. Muito emocionante, e tocante. Neste momento voce se sente diferente, voce se sente modificado pelo caminho de verdade.

E isso durante o dia um certo dineiro cair em minha conta para poder comer e ir para Madrid. Na verdade nao caiu, e pude falar com minha mae. E descobri que a dificuldade era enorme. E depois de muito planejar minha ida a madrid foi-se. Agora terei de dormir em Santiago, so nao sei onde. Na pension com Julia e etc tem apenas um lugar no chao para dormir. E vai ser oq ue vai acontecer.

Mais a noite encotramos as mocinhas uruguaias. Muito simpaticas, e sempre falando um espanhol MUITO rapido. Sempre rio muito com as palavras e as bricandeiras. E por coincidencia hoje e dia de Brasil x Uruguai. Apostamos algumas coisas, e espero ganhar e cobrar amanha antes de pegar o onibus.

A nota triste do dia fica por conta de eu entrar em uma loja de esportes e nao ter NENHUM equipamento de escalada aqui. E nao sei se chegarei a tempo em Madrid de comprar algo. Ou seja, virei sem nada na bagagem de equipamentos. Amanha com dinheiro na mao vou comprar umas coisas para minha mae e uma camiseta para mim.

Agora estou indo ao supermercado comprar algo para comer(Sofia me emprestou $$) e ver o sol se por sentado na catedral de Santiago(nada mal). Amanha.. Onibus para Madrid.

Nenhum comentário: