sexta-feira, 6 de julho de 2007

Dia 26 - Sarrios - Portomarin(22km)

Hoje posso dizer que sou muito forte. Andei todo o percurso sem ter nenhum descanso. Seiq eu agora estou morto. Mas posso garantir que amanha planejo algo mais ousado que ficar por aqui.

A noite depois de conversar com o ingles `sir` George, fui para a cama. O albergue era pequeno, e eu queria acordar cedo. Quero ver a via lactea no caminho mais uma vez. E tenho de fazer o mais rapido possivel. Afinal sao apenas poucos dias para eu finalizar o caminho. E me props a acordar as 5 da matina. Doce ilusao, eu dormi muito, e so fui acordar quando os velhos roncadores do quarto acordaram tambem. Alias, os velhos alem de roncar(o que nem me incomoda muito) bebiam agua da maneira que mais me irrita. Quase levantei para dar uma bica na garrafa d`agua.

E comecei a caminhar em ritmo constante, e ininterrupto. Pois queria alcancar Sofia.

E hoje no caminho pude cruzar com todas as pessoas que mais me tocaram ao longo do caminho. Pude encontrar com as duas alemas que estao iniciando o caminho. E no momento que estava falando mal da minha camera, ela voltou a funcionar. Parecia japones apos isso, tirei fotos de tudo. De todos tambem. Pretendo fazer uma pequena sessao de todos os personagens do percuso. E pude encontrar com a simpatica mocinha de Chicago. Falei a ela da minha paixao pela cidade. Acho, e nunca escondi isso, a cidade um espetaculo. Para quem se encanta com NY, talvez seja porque nunca teve oportunidade de ir para Chicago. As pessoas sao mais simpaticas, a cidade e mais limpa, menos lotada e tem mais atrativos culturais que aquele lixo que fica na ilha de Manhatan. Mas para quem tem espirito de farofeiro, manhatan esta muito de bom tamanho.

A caminhada hoje foi tipica da galicia. Muita natureza e muita sombra do sol impiedoso que anda me rondando. Eu mesmo senti o peso do sol no final do caminho. Mas mesmo tendo comecado a andar muito mais cedo que o normal, eu mesmo fui para a rua 7:00 da manha. E pude passar quase todos no caminho. E todos me dando olas e dizendo que a super sofia estava na frente. E eu nao quis descansar. Passei todos sem problema e sem me esforcar. Naturalmente me perguntei porque todos levantam as 6 da matina como sempre fazem no caminho, para ficar parando tanto pelo caminho. Eu acordo como pessoa normal e ando sem problemas o tempo todo. Nao consigo entender qual o prazer em pessoas que ligam a luz do quarto as 6 da manha(como aconteceu hoje) para aòs 30 min ficar parando porque esta querendo descansar. Estupidez pura.

Hoje no albergue encontrei novamente Sofia, ja curada de seu mau humor que a abateu nos ultimos dias. Ela e uma pessoa maravilhosa, mas parece sofrer do mal da TPM. E par aminha sorte ela me disse que o Albergue municipal em Sarria era uma porcaria, e que no conceito dela e o pior Albergue do caminho. Sorte minha, que fiquei no primeiro que vi. Apos enfrentar a longa fila do de Portomarin, vi varias pessoas comins e tambem as mocinhas da alemanha que comecaram a dois dias. Pude depois combinar um jantar entre ela e as mocinhas alemas. Cristina e a amiga. Tudo otimo, nao fosse um detalhe. A cozinha nao funcionava, tive que pedir um fogareiro para o grupo de 10923481039198 estudantes que esta andando nesta etapa. Cozinhei, e claro ficou ate bom. Fome e vontade de comer sempre andam juntas pelo caminho. e tudo por apenas €1.25 por pessoa. E claro, albergue e donativo. Como a cozinha nao funciona, nao dei nada. Estava na cara que alem de aceitar reservas(o que acho um absurdo, e vou reclamar isso para a associacao de amigs do caminho) nao tinha a cozinha com dois fogoes funcionando. O que acho o fim da picada, pois nao tenho dinheiro para ficar pagando menu do peregrino em todas as cidades.

Ao chegar na internet, vi os Austriaco e o outro grupo que estava com a americana gostosa. Asssim que terminar aqui, vou conversar com eles, e perguntar dela. Afinal e a unica personagem que nao tenho foto. E ela merece milhoes dela, pois afirmo, ela e um espetaculo.

A partir daqui nao tera mais pessoas agregadas ao caminho. So se ganha a Compostela quem faz pelo menos os 100 ultimos km a pe. E aqui sao 88km de Santiago. Ou seja, eu termino em poucos dias este desafio que no principio achei que nunca chegaria. Hoje apenas meus calcanhares doem , e meu dedinho do pe esquerdo. Mas apos as meias novas nada mais de bolhas. E fico obeservando pelo caminho, existem muitas pessoas com bolhas. E todas com meia e/ou bota da quechua. O que me faz crer que esta marca francesa e feita para punir os que querem economizar dinheiro em alguma marca de qualidade de verdade. E isso comprovei nos meus pes, e vendo as outras pessoas sofrerem pelo caminho afora.

Portomarin e uma cidade a beira de um lago maravilhoso. A entrada da cidade e magnifica. Da-se para escutar uma musica triunfante como a `ode to joy` ao adrentar os portoes da cidade. A cidade em si nao tem nada de mais. Mais uma cidade antiga, mas que nem tem missa hoje. Que e meu parametro de cidade importante ao longo do caminho. Vale lembar que eu atravessei pueblos de ate 5 habitantes(sem exagero).

Hoje pude andar com a austriaca tenista. Julia. E pude comprovar, ela e ligeira, forte e roots. Alias ela e o parametro de mulher que se existissem umas 5 no Brasil(na minha opiniao so existe uma) nosso pais seria melhor. Tanto que ela e um grupo de amigos foram para a proxima cidade a 4 km daqui. E todos foram liderados or ela. Que diz quando vai e quando para e quando dorme. Um bando de 4 homens, todos seguindo e sendo inspirados pela mocinha. Que nem deve ter 1,60 de altura. E o melhor de tudo. Ela, na minha opiniao pessoal(claro que tenho foto com ela) muito gatinha. Talvez a peregrina mais `atitude` do caminho. tambem pudera, andando desde a Austria ate aqui, nao podia ser diferente. Feliz seja o namorado dela.

Amanha se eu me sentir forte estarei acompanhando o ritmo dela, para ir mas alem do que o proposto pelo guia. E tambem posso conversar com ela, que e uma figura pra la de alegre e gente boa. E assim vou me adiando a Santiago, e pego um lugar de destque na missa tradicional na cidade as 12:00.

No momento faltam 89km ate o final. Como johny Wakler.. keep walking

2 comentários:

Bel disse...

Tenho acompanhado sua caminhada, e cada vez mais tenho a certeza que devo fazê-lo, quem sabem em 2.008. Que Deus e S.Tiago o abençoe e que vc enontre todas as respostas que esteja precisando.... Um grande abraço

Anônimo disse...

Olá,
Tudo bem em sua caminhada, estou torcendo por você e vejo que vai completar. Eu tinha certeza de que você conseguiria.
Deus o abençoe por esse esforço em caminhar no espaço exterior e interior.
Amanhã estamos indo s SP. Só vou poder ler os seu comentários no sábado á noite.
Beijos,
Eliane