domingo, 1 de julho de 2007

dia 21 - Rabanal del Camino - Ponferrada (32.5km)

Hoje foi um dia excelente.

Nada de sol, e sim um clima de montanha, com muitas nuvens, vento frio, e garoa fina inconstante. Clima excelente para andar, e nas subidas bem ingrimes das montanhas eu sobrei no preparo fisico. Nada o que meias novas nao fazem.

A missa com cantos gregorianos foi meio chata, mas o jantar logo apos foi excelente. Foi o melhor e mais farto menu del peregrino comido aqui em terra espanhola. Comi e fiquei satisfeito. e pude conehcer no jantar o exotico escoces que faz o caminho pela segunda vez. E pela segunda vez de kilt diga-se de passagem. Para quem nao sabe o que e, e aquela saia escocesa que os homens usam. Tirando o inlges complicado do moco, o cara e uma figuraca. E andou hoje o dia inteiro com aquele saiote, e sem cuecas(segundo ele). Claro que eu tirei fotos.

E as imagens de montanhas me deram amis vontade de escalar. Deu para ver milhares de falesias que existem nos vales, e o clima de sao bento, e tudo mas. Tudo parecia perfeito. Deu vontade de largar tudo e ficar em uma da cidade de montanha. Tambem medieval e tambem nas montanhas. E claro, como estou na castilha, o espanhol aqui e bem limpo e muito compreensivel.

Mas a melhor parte do dia ficou para o ponto mais alto do caminho, a cruz de ferro. 1600 metros de altura. E nesta cruz deve-se deixar uma pedra coletada no inicio da caminhada, ou em algum ponto, e deixala la. Voce pode deixar as coisas que quer pedir a deus, ou quer esquecer(meu caso). Foi perfeito, deu para me emocionar, tirar fotos com Sophia, e ficar muito feliz. Foi como tirar literalmente um peso tanto da mochila como da minha alma. Aquilo que deixei na cruz, vai ficar por la perdido nas milhoes de pedras existentes. E assim devera ficar.

Hoje dei um grande presente para a Super Sophia. Ela um dia reclamou quando eu dei os meus 10 centavos para todas as outras `superchicas`, dizendo que eu dou moedas para todas as minhas favoritas. Que injustica!! E hoje achei R$5,00 em uma jaqueta, e eu logo apos a cruz, dei para ela falando que ela era a pessoa mais forte mentalmente que eu ja conheci. E e verdade. Nada como um ato assim para calar a boca dos suecos. Melhor que isso so o pele fez em 1958.

A cidade de Ponferrada e lindissima. Um primor, vale a pena visitar, e tem aqui um castelo construido pelos cavaleiros templarios. E que nao pude visitar, mas tiurarei fotos amanha. Ja ando tirando fotos de todos, e tirando menos fotos das coisas e paisagens como havia fazendo. Ate eu ando aparecendo nas fotos. E por falar em aparecer, acho que eu estou bem magro. hoje quando cheguei no albergue, e fui olhar no espelho, vi que estou com as bochechas cavadas. Bem magrinho. O que vias como ´kalimaya´ e cia limitada que me aguardem.

Por falar em escalar, hoje tive a compania do canadense john. Um psicologo que ja viajou o mundo inteiro, e esta fazendo o caminho com uma simpatia de dar inveja. Disse que morava em Vancouver. Ate ai nada... Mas ai comecou a dizer que ja tinha ido para Squamish, que ia todo ano para o festival de filmes de Banff, e que ja tinha escalado nas Rocky Mountains.

Tenho de ir,.... Pois a hora ja vai...

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,
Adorei saber que está nas montanhas e, portanto, mais perto de Santiago. Não emagreça demais, pois começa a perder musculatura, acho que você não tem gordura para perder. Todos esses contatos internacionais são muito enriquecedores para ver que todas as pessoas tem qualidades e defeitos e é preciso aprender a conviver com todos eles.
Ainda bem que deixou a pedra que incomoda no 'medio del camino', temos que deixar pedras para trás, mas semprelevar outras para nos dar esperança. Sabe, as pedras que eu deixo para trás ficam mesmo perdidas, eu chego até a esquecer o nome delas.
Continue em frente,
Beijos,
Eliane