quarta-feira, 20 de junho de 2007

Dia 11 - Villamayor del Riopico a Burgos

Nada como uma otima noite de sono, uma boa conversa para acordar animado e ir a uma grande cidade novamente.

Esto em Burgos. E digo de antemao. E DO CARALHO!!!! E a cidade do El Cid, um grande personagem historico que minha mae adora, e com uma igreja magnifica que tirei tanta fotoq ue estava sendo chamado de japones por Amelie. E tive a felicidade e encontrar na entrada a mexicana Ana Paula. E fomos nos tres andando pela imensa catedral da cidade de Burgos. Ja que a espetacular belga Luth nao quis entrar e quis seguir caminho. Prometo que para a galera masculina mostrarei a foto da belga que fara muito cara delirar.

A cidade de burgos se divide assim. A entrada parece uma grande Sao Jose dos Cmapos, toda industrializada e desprovida de beleza arquitetonica. Mas ao entrar no centro, fica-se de boca aberta. Magnifica, medieval e estonteante.

Nem pareceu que tive de andar quase 3 horas seguidas desde o albergue ate o momento que cheguei. Amelie e realmente um doce, e nao me espanta que ela trabalhe com criancas, ela tem uma super paciencia, uma luz interna que faria qualquer mocinha metida a amiga da galera corar de vergonha. Pois tenho certeza que ela e simpatica de natureza.

Em Burgos ja comprei minha meia coolmax e ja vou usar na minha empreitada amanha. Infelizmente nem Amelie nem Ana Paula poderam seguir caminho, pois irao para outros destinos, e deixarao para terminar o caminho daqui a um tempo.

Hoje pelo menos a busca por agua quente foi ferrenha. Amelie e eu decidimos que nao valeria a pena ir ate o outro albergue que fica a 4km do centro, ja que o albergue central ja se encontrava lotado. Ficaremos em uma `pension`. Por 10 euros cada um teremos um quarto sem roncadores. Mas ao tentar tomar uma ducha, percebi que a agua na pension era fria tambem. Reclamei, ams me deram uma descula tao esfarrapada que nem vou publicar por ser tao descarada de ruim.

Ana Paula esta ficando em um hotel 4 estrelas(quem pode pode) e fomos ate la tomar uma super ducha. E nada como ter um dia de patrao. Tomei o banho amis quente e mais longo da espanha. Deve ter faltado energia no quarteirao. Mas fiquei limpinho e pude ter energia de procurar um lugar para comer.

E claro, mais limpo, depois de 3 dias sem banho decente, pude reparar ainda mais na beleza de burgos, que de onibus fica a 2h de Madrid, e recomendo a quem quiser conhecer a cidade de El Cid vir para ca. Hoje toda a dor de andar mais de 20km compensou pela beleza e pela estetica da cidade. Sim comeco a sentir falta da natureza, mas um dia a mais de Burgos nao fara ma a ninguem.

Fui comer em um restaurante brasileir para eu poder comer algo com preco mais justo. E pude enfim colocar todos as pendencias em dia. Nada como algo mais que relaxante em uma cidade do caralho.

Apos dez dias de andansas pude contatar que esta e minha viagem mais importante de minha vida. Ando aprendento muito, do idioma espanhol, sobre a espiritualidade, de como suportar a dor e a solidao de ter de enfrentar minhas proprias criticas quando ando andando. Posso afirmar que ando voltando a ser uma pessoa mais feliz. E a reparar que em pequenos detalhes e em grandes decisoes nossas vidas podem sair da fossa para os ceus.

Hoje nao irei a missa nenhuma, nao estou no humor, quero curtir mais de mochileiro em uma cidade grande, e voltar a ser peregrino amanha. Recebi a incumbencia de Amelie que devo levar o cajado dela a Santiago, pois foi passado a ela por uma outra pessoa. E e uma tradicao entres os peregrinos que fazem parte do caminho. Mias uma coisa a carregar e mais uma coisa a se preocupar.

Ando economizado muito, e posso afirmar que, a quem pensa fazer uma viagem de aprendizado de vida pelo resto de sua existencia. O caminho de Santiago e o local.

Sim, sinto falta dos meus amigos, mas seiq ue tenho de ficar sozinho por agora. Quando voltar ao Brasil, prometo que junto com as fotos(aqui nao tem porta USB) conto todas as roubadas.

Irei agora ver se dou uma volta e tomo mais uns copos de vinho. Agora todos os vinhos sao do estado de Burgos.

Apenas minha perna doi. Mas os pes ja se acostumaram. Sinal de que em toda a minha alma, muitas coisas, como a tralha da quechua, foram sendo deixadas no caminho.

O caminho amanha sera de 20km... fazendo ams do que a etapa do guia sugere.

2 comentários:

Rodrigo "Genja" disse...

Que bom que achou as meias da COOLMAX! Essas são do CA*^@#$... Note que no proprio post vc ja fala que nao ta com tantas dores nos pés, mas sim na perna... rsrsrs

Vê se manda as fotos da mulherada pra gente antes mesmo das paisagens, que to curioso blz?! ;)

Um abraço e boas andanças!

Anônimo disse...

Olá,
Essa cidade é realmente incrível, a gente fica imaginando as pessoas que viveram ali e os problemas que enfrentaram, o que por sinal não são tão diferentes dos nossos. Gostei muito da descrição do caminho, do sol da vegetação, fica mais fácil para imaginar. Será que você não toma nem um banho de cawboy quando a água está fria. Pelamordediós!
Veja informação no e-mail.
Beijos e força pelo caminho. Estou rezando por você.
Eliane