domingo, 24 de junho de 2007

Dia 14 - FRÓMISTA - CARRIÓN DE LOS CONDES (19.3 Kms.)

Um dia quente, e o que e pior, de muita caminhada com ressaca.

Ontem no bar a conversa foi longe. A respeito de coisas mais infrutiferas do mundo. Desde futebol ate relacoes homem x mulher. Mas tudo bem, pude aprender muito espanhol, e muito sobre as mulheres. Mas afirmo para quem acredita que as mulheres sao diferentes na europa : Mulher so muda de endereco. E de pais. E de Lingua. Sao iguais em TODOS os lugares. As mesmas exigencias e as mesmas cobrancas, quer saber? Sao iguais e ponto.

Mas enfim com um IMENSA ressaca por causa do vinho e da cerveja, fui andando. Me senti enganado pelo cafe da manha boqueta que tive que engolir no albegue. Nada de mais, e carissimo pelo preco que cobraram. € 1.50. Tive que parar em uma outra cidade,q ue pude desfrutar de torradas magnificas e um cafe com leite bem grande.

Mas tive no inicio da caminhada a compania do espanhol da gacilia. E pudemos conversar muito sobre politica. Ele se declara um republicano(sei la o que significa na espanha), e me disse mutias coisas na espanha muito interessantes a respeito de leis e costumes politicos. Muito intessante mesmo. Hoja foi uma verdadeira aula de politica. E foi execelente. Aprendi coisas sobre governo e realidade que nao cabe aqui colocar. Mas doi uma verdadeira aula de cidadania. Recomendo sempre as pessoas saberem sobre historia para poder falar de dados quando vajarem. O mesmo aconteceu hoje, sobre historia do Brasil, o porque da capital ser onde e, qual a minha analise do presidente, da politica, e alguns dados de historia que somente sabendo de verdade sabemos fazer uma boa ideia do pais que temos hoje. Nada de passionalismos(quem me conhece sabe que nao sou passional em termos politicos).

Aqui em Carrion, a cidade e magnifica. Estou hospedado em um monasterio, onde todas as atendentes sao freiras. Somente por isso o silencio ja se sente, e a simpatia das freiras e magnifico. Muito quietinhas, sempre vestidas de pinguin e educadas a0 EXTREMO. E por ser um mosteiro, ha uma agenda de compromissos de cancoes e missas bem definidos e sempre todos os peregrinos sao convidados. Muito legal. Hoje vou assistir uma missa em uma igreja de 1200 dc. Sem comentarios sobre as expectativas. Hoje pelas mesmas irmas fui chamado de rei do caminho, por ter uma credencial tao cheia de carimbos.

Hoje fez muito calor apos as 13 horas. Ainda bem que ja estava no albergue. Mas digo algo para que fique claro. Eu hoje mataria por uma grande tijela de acai com banana. Se tiver alguem vendendo isso por aqui, e cobrar €1000, eu pago na hora. O calor aqui na regiao de trigo e muito grande. E muito seco tambem. Sorte estar acostumado, mas os franceses e cia sofrem um bocado.

Alias, sou o tempo todo perguntado se sou frances ou italiano, por causa do sotaque. Tenho cara de frances.

hoje talvez seja o periodo da viagem que mais pude ver que `la chica marron` gostaria da viagem, pois as caminhas eram curtas, a paisagem bem bonita, e muitas coisas em espanhol ja aprendidas. Como sempre acabei ficando de interprete para os irlandeses e outros que chegavam na recepcao. Muito bom poder recebr elogios sobre meu espanhol.

Hoje vim com as esperancas de encontrar a francesa espetacular com quem cruzei no caminho ontem. Mas nao aconteceu. Mas digo para os amigos, a `chica` era espetacular. Nao como a americana (espetacular ate o final da viagem com certeza), que ja descrevi ser espetacular. E nao sexy como a belga luth(aguardem fotos, pois esta e de fechar o mercado!!). Mas show de bola do mesmo tanto. E umas frases em frances com aquele biquinho caracteristco. Coisa de filme.

Hoje comi o melhor menu do peregino do caminho, e pude comer bem, com comida gostosa, e alguns portugueses na mesa do lado para eu perceber como o sotaque portugues e dificil de entender. Nem a palavra jardim eu entendia direito. Nas deu para me divertir. Todos ficaram discutindo sobre ciclismo, e eu fiquei so a entender mais sobre um esporte tao popular aqui e nao tando no pais que moro.

Vou para a missa hoje, e capotar na cama. Porque amanha, e dia de ir para uma caminhada que ira exigir muito. Sao 18km sem nenhuma cidade entre nada, e depois ir para a outra cidade. Um desafio de andar 3 h sem nada. E que tenha forcas. Nada de bolhas nem dor minhas meias novas. Ponto para a coolmax. Estou usando uma meia fina + coolmax, apos colocar um creme hidrantante da dr Scholl. Agora bolhas vao demorar a aparecer novamente. Por isso ando tao valente.

Detalhe : O espanhol tem meias e botas da quechua. Adivinha o que ele tem hoje? Sim, bolhas. Falei para ele, quechua e para quem anda em shopping centers, nao para quem faz el caminho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,
Que bom que o cenário vai mudando. Foi doida para conhecer esses lugares de séculos atrás. Deve ser maravilhoso. Há muitos castelos pelo caminho? Quantos quilômetros já caminhou? Já está no mei del camin? Vai em frente, muito bem estou gostndo de ver a sua persistência e força de vontade. Só acho um horror achar que se deve tomar banho por causa de alguém que dorme junto. Nada disso, a água tira os maus fluidos, leva embora a dor e o mau humor, refresca e dá nova vida. Tome banho todos os dias e verá como se sentirá mais descontraído para dormir.
Será que o pessoal pensa que v. é francês por que não toma banho?
Esta é a última semana do semestre, vou entrar em férias, que delícia. Quero descansar um pouco.
Continue a caminhada com decisão e expectativa de novos dias. Isso é bom,
Beijos,
Eliane