quinta-feira, 28 de junho de 2007

Dia 17 - Reliegos a Leon (26km)

E hoje foi mais um dia de superacao.

Estava muito destruido depois da experiencia de andar 45km em um dia. Mas valeu a pena. Leon e uma cidade lindissima. Fica-se de queixo caido. E uma catedral de tirar o chapeu. Apensar de ainda nao ter entrado nela, o que farei amanha antes de seguir o caminho.

A manha comecou dura, pois o albergue que fiquei nao era grande coisa, e para completar o colchao era uma porcaria. Por isso dormi muito mal, e ainda mais com a dor extrema que estava sentindo na sola dos pes. A dor era muito mais pelo desgaste da caminhada longa e menos por causa de bolhas ou algo assim. O corpo estava destruido, e nao conseguia dormir. Fechava os olhos, concentrava no sono e nos meus pensamentos e nada. Rolava de uma lado a outro. Demorei a cair no sono, porem acordei varias vezes com varios pesadelos. Provavelmente dormirei melhor um outro dia. E fui presenteado de manha com uma falta de agua na cidade.

Levantei com a revolta e mau humor geral, e andei ate a proxima cidade. Foram 7km sem cafe, sem comer, sem agua e sem ninguem para conversar ou reclamar. Fui andando bem, pois nao estava com pressa de chegar, estava querendo apenas andar. Mas pude ficar entendendo mais os pesadelos da noite. E encontrei a pequena turma de Luth , o americano, o canadense e o engracadissimo alemao Marco. E apos tomar o cafe da manha me pus a andar com eles. E ja pude sentir que ao tentar acompanhar o ritmo frenetico do alemao minhas pernas comecaram a reclamar. No mesmo cafe encontrei a turma de franceses sempre animada e que sabia estarem bem adiantados. e estava com uma tatica no minimo curiosa de andar nestes dias quentes. Eles andavam de madrugada.... E de manha quando chegavam ficavam em algum hostal e dormiam o dia inteiro.

Comecei a sentir cancasso fisico pela primeira vez, POREM algo me deixava mais fraco que o normal. O sol. O sol impiedoso me deixava com metade das forcas, do humor, da felicidade e da disposicao. Ficava sempre com a impressao que leon nao chegaria nunca. Pois o sol estava duro de aguentar. E quando Luth parou para fumar o milesimo cigarro do dia, Marco foi andando ate Leon. Eu fiquei com o grupo, nao estava em um dia de muita forca, e estava apenas a sonhar com um copo bem grande de cerveja para me aliviar. E fomos andando em um ritmo mais lento apos o alemao seguir sozinho.

E isso ajudou bastante. Com um ritmo lento para que Luth pudesse andar sem sentir dores no joelho e pes foi facil chegar em Leon. Mesmo com o sol impiedoso, e um ceu sem nenhuma nuvem. O que dava vontade de chorar de agonia. Alias, e bom ressaltar que Luth e uma pessoa de respeito. Mesmo andando na `calzada romana` ela sentia o joelho, dores nos opes, bolhas e etc, e nao reclamou nada. E impressionante. Alias falei para ela a noite que ela e admiravel. e muito bonita(muito mesmo), e nao e fresca. Coisa que sinceramente no Brasil nunca encontrei esta mistura. Ela varias vezes mesmo com os olhos marejados de lagrimas visivelmente queria chorar de dor e sofrimento, engolia o choro e se punha a caminhar. E nunca reclamava. So reclamou quando perguntei se estava ok, e ela disse que falaria mas nao muito para que nao ficasse pensando muito nas dores. A noite Falei a ela que desejo muito ter mais pessoas com o estilo dela. E isso tudo porque ela esta caminhando uma media de 25km a 30 km por dia. E querem saber quais meias a mocinha usa? Quechua. Por isso tantas dores com certeza.

A noite em Leon foi muito boa. Sentado em um cafe na frente da catedral(por coincidencia sempre em um ' cafe europa' ) encontrei muitas pessoas que julgava estarem muito na minha frente. As mexicanas(muito fortes e charmosas), o brasileiro Rafael(alegre e sorridente como sempre). E ainda fiquei sabendo pela alema com quem trocava ideias que Sophia esta em Leon. A sueca Sophia e uma psicologa e muito inteligente, MUITO mesmo. Espero amanha encontrar com ela novamente e trocar mais ideias com elas. E claro tentar andar no ritmo dela agora que tenho os pes curados de tantas bolhas.

Nao fiquei em albergue em Leon, queria dormir ate mais tarde, e eu e o canadense ficamos em uma pension. E pagando €10 cada um. nada mal para poder ter um pouco de paz e descansar os pes. Afinal amanha caminharei sozinho. O americano e o canadense irao a pamplona de trem para participar da corrida de touros. Ate fiquei com vontade de ir. Mas nao tenho todo o tempo do mundo nem todo dinheiro do mundo tambem. Mas o motivo deles ter todo o tempo e simples e conhecido daqui da europa. trabalharam em algum lugar(aqui paga-se bem) juntaram uma grana, e agora estao a viajar.

Amanha o plano e andar 20km, e sozinho por sinal. No perido da manha visitar a catedral, tirar milhares de fotos e caminhar ate chegar em algum pueblo. Apenas fico torcendo para encontrar com Joanna novamente, para poder ter mais conversas profundas com ela.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,
Não seria melhor ficar em Leon mais um dia para aproveitar a cidade já que é linda? a correria pode atrapalhar o aproveitamento do trajeto. Faça turismo também, faz bem para a alma.
Leon é uma cidade famosa pela história e pode ter algum museu interessante.
Aqui está tudo beleza, fresquinho por causa do inverno. Deus continue protegendo você nesse trajeto através do tempo e do espaço. que a camunhada lhe dê discernimento e forças para enfrentar o cotidiano quer também tem suas bolhas e dores.
Beijos,
Eliane