domingo, 24 de junho de 2007

dia 13 - CASTROJERIZ - FRÓMISTA (24.7 Kms.)

Hoje o dia foi solitario.

Mais um dia solitario, talvez porque eu me afastei um dia de meu primeiro grupo e nao tenho mais contatos com as pessoas que tinha algum tipo de laco afetivo.

Ana Paula esta em Lion, e de la vai para Santiago, pegar a compostela e viver diferentes relacoes com o tipo de pessoas que estao a caminhas por aquela regiao. Amelie, a qual sinto muita saudade, esta em Madrid a visitar museus e planejar a sua visita a Barcelona(que inveja!!!!!), as superchicas foram desfeitasm, e somente a Americana esta um dia na minha frente. A super espetacular(aguardem para ver as fotos) Luth esta um dia em minha frente, e precisa estar dia 6 na Belgica para esperar o tao famoso namorado. Enfim, nao ha muitas companias para andar.

Andei o dia inteiro sozinho, o dia inteiro andando 1 hora e meia e parando, tirando as botas e descansando a pele dos pes. Uma caminhada dura. Sim e, mas recomendo a todos fazerem um dia. Pois alem das paisagens muito direrentes, e um tipo de turismo mais barato por um pais que e um dos mais alegres que ja visitei na europa. Ja consigo entender o espanhol `muy bien` e ja da para conversar e perguntar sem medo de ser feliz. Um curso de espanhol no Brasil nao e car, e recomendo abertamente. Aqui na espanha ha muitas oportunidades de negocio, assim como no mercosul, e se com forca de vontade consegue aprender este idioma.

Mas algo curioso aconteceu. Parei em uma igreja medieval para carimbar a credencial. E tinha uma garota MARAVILHOSA la. Claro que parei mais que o nomal. Sou peregino, mas nao deixei de ser brasileiro. E para melhorar a situacao : Era italiana. Quando ela comecou a falar com aquele italiano fantastico, muito provavelmente comecei a babar. E ficou ainda melhor, a mocinha fazia snowboard durante o ano, pois era do norte da Italia, e estava pertos das montanhas. Infelizmente nao escalada. Claro, ainda , senao estava la ate agora. e fiquei tao tondo com a beleza e o charme dela que esqueci meu guia la na igreja. Quase ri quando fui procurar e vi que estava a uns 6km atras. Claro que nem liguei, pois a beleza na mocinha com o cafe gratuito que existia na igreja compenasavam mil guias pelo caminho. Mas uma coisa devo dizer, que as italianas sao muito sexy, nao ha duvida.

Ontem a noite tive a oportunidade de ir jantar sozinho. Mas para minha sorte a mocinha espanhola(madrilenha por um acaso) me reconheceu do albergue e me chamou para me juntar a sua mesa. Chama-se Susana, e sua felicidade e bom humor faz inveja a muita gente que adora ficar rindo o tempo todo. Na conversa havia um senhor de 65 anos que estava fazendo o camonho de bicicleta. Ate ai nenhuma surpresa, POREM o senhor ja tinha andado de bicicleta pela america do sul, central e alguns paises do oriente medio. So que detalhe : de bicicleta. O senhor era inteiro em forma e CHEIO de historias para contar. Era muito muito interessante.

E ha mais um detalhe. Detalhe este que para quem nao escala nao ira interessar muito. O senhor era basco e conhecia PESSOALMENTE duas figuras importantissimas para a escalada mundial. Quando falei que escalada ele se encheu de orgulho e perguntou se eu sabia quem era o campeao mundial. Claro que respondi de bate pronto : Patxi Usobiaga. E ele disse que conhecia, que era otima pessoa, e que Patxi era um nome basco para francisco. Fiquei fascinado, pois homem passou a descrever como era escalar, quais eram os movimentos e etc. Foi fantastico. Ate o momento que disse que tinha uma `chica` que tambem escalava com o grupo e que tambem era um pouco destacada. Ninguem menos do que a fantastica e estupenda e minha idolo : Jozune Beriatzu. Sem comentarios. Fiquei sem fala. Ele disse que e um grande grupo basco que fica a esclar juntos o tempo todo, e que estas pessoas de destaque eram pessoas simples, simpaticas e muito dedicadas. E Muito mais, com um orgulho do pais basco que me deu inveja.

Quem diria, ir jantar o menu del peregrino, e conhecer um senhor de 65 anos, que conhece a josune e patxi pessoalemente. Sem palavras. Um dia solitario que parecia normal, em uma cidade antiga, que acabou sendo FANTASTICO. Me deu mais vontade de escalar. Olhei minha katana velha de guerra e pedi que tivesse calma. patones que me aguarde.

Mas isso foi ontem. Hoje e para descrever como foi a viagem. Pra veriar muito solitaria, e cheio de reflexoes e formaces de planos de acao.

A noite pude encontrar de novo a espanhola alegrissima e um grupo de espanhois tambem junto com ela. Um deles disse que era da galicia. E eu fiz cara de que `sim , e dai? E eu com isso?`. Segundo ele, a galicia fica perto de portugal, e eu poderia entender facil o que eu falava. Claro que somente nos pensamentos dele. Que um cidadao do brasil teria as mesmas palavras que alguem da fronteira com a espanha. Mas tudo bem. A conversa foi longa com todos. A respeito de como e feita a cultura espanhola, como a ligua e diferente(para eles, pois para mim e tudo com sotaque de filmes do tarantino) e como a politica e feita no pais.

Ficamos a beber ate as 9, quando fui ao alberguye e me desmanchei na cama. Estava cansado, pois o dia alem de ser muito solitario foi muito quente. Pude comprovar de um dia para o outro como o meu rendimento cai pela metade quando esta calor. E cai muito, fico mais de mau humor, fico de ma vontade com todos e com certeza so penso em chegar na proxima sombra e descansar da porcaria de sol.

Uma coisa que nao comentei ainda. Eu nao gosto muito da europa no verao. Por que? Porque e sol o tempo inteiro!!! Amanhece as 6 da manha, e so anoitece as 10:00 DA NOITE. Um pesadelo para quem tem que sempre seguir os horarios dos albergues. Eu so vi noite mesmo em Burgos, quando fui dormir tarde, pois nao estava em albegues de pregrinos.

Aprendi muito espanhol, e sobre a politica espanhola. Hoje o dia foi solitario, mas em uma cidade muito arrumada como Frosmita. O albergue relativamente novo, construido pela prefeitura. Mas como estava muito de mau humor e acabei indo cedo para o bar para comer. Nada de banho ou lavagem de roupa por hoje. Quem sabe amanha, afinal nao estou dormindo com ninguem mesmo, para que tomar banho?

Nenhum comentário: