sexta-feira, 15 de junho de 2007

Dia 6 - De Navarrete a Azofra

E o dia hoje foi sofrido. Senti muita dor nos pes.

Voltou a fazer sol. E aquele escaldante, digno do centro oeste brasileiro. Cheguei quase arrastanto ao albergue. Mais alguns kilometros eu chegava chorando. Sorte que tinha uma sargento do lado.

Mas vamos falar de ontem. Novamente fui ao supermercado comprar coisas para cozinhar. Sai muito amis barato, e ainda como com mais qualidade. E o tal do japones esta la , comento muito mal as sardinhas de sempre. E veio me perguntar a respeito das minhas tatuagens. Mostrei as dos samurais para ele. E para meu espanto ele sabia exatamente de onde eu tinha tirado o desenho. Ou seja, quando menos se espera se tem uma surpresa destas.... Fiquei impressionado. A frase do dia ficou com o vendedor do supermercado quando perguntei de uma pimenta : ´pica mucho´. Quase gargalhei cara dele.

Combinei com minhas novas amigas de viagem... A outra americana ,de Seattle, uma boliviana/sueca e uma outra gorota a Sofia, tambem da Suecia, de ir caminharmos juntos hoje. Na hora de acordar quando fui ver, niguem estava la, todas tinham saido, e eu tive de caminhar sozinho. Bom que fiquei pensando mais em mim. Pensando em como as coisas sao engracadas que fazm nos entrar em um destino diferente. Vou com certeza dar uma reviravolta na minha vida, ou pelo menos quero dar para que tudo mais nela de certo.

Andei em ritmo lento e concentrado, e mesmo tendo furado as bolhas do pe direito, ainda sentia muita dor. Cheguei a conclusao de que bolhas se furam com alfinete, e canivete nao. O meu canivete nao furou as bolhas como eu queria, e acabei sentindo a mesma dor insuportavel. E quando estava chegando a Nagera, encontrei a Sophia, e comecei a conversar e andar com ela. Esta sueca e muito forte. Andou em ritmo forte, e somente de papetes mesmo. Fiquei espantado. E eu ia falando, andando, escutando e nada de ela querer descansar. E ela ainda falou de ir a uma outra cidade a 15km daqui. Uma louca de pedra, ou de pes de aco. Mas com dor e tudo segui num ritmo bom, e acabei ate alcancando a miss Seattle e a boliviana. Por isso tudo vi que estou ficando mais resistente a dor.

Chegando ao albergue tive acesso a um kit de primeiros socorros aos pes. E pude furar as bolhas, colocar iodo, e verificar que bolha murcha e otimo. E se tem compeed para tapar o estrado melhor ainda. Fiquei otimista com o dia de amanha. Quero andar mais e mais.

hoje de manha coloquei a meia da quechua. So de colocar meus pes doeram. Tirei aquela bosta e coloquei no lixo mesmo. Desisti daquela porcaria. Eu queria mesmo era queimar, mas alguem vai utilizar este troco. Ao chegar em uma cidade maior compro outra meia.

O sol hoje estava impiedoso, e por sorte o caminho tinha algumas arvores, porem tinha uma vista espetacular de paredoes de rocha que pela primeira vez me fez ter vontade de largar tudo, ir escalar e ver o que iria fazer da vida. Pois estava quente, eu estava cansado e com bolhas. Pensei pela primeira vez `o que eu estou fazendo aqui?`. Foi dificil o dia. Sorte que a sargentona Sophia esta ao lado com sua cara de general sueco andando sem perder o ritmo.

Chegamos cedo a este pueblo que vive somente de peregrinos. E ja jantamos. Quem cozinhou? Eu claro, as mocinhas nao comiam nenhuma comida quenta fazia quase 2 semanas, somente coisas preparadas no supermercado mesmo. Uma vergonha. Eu mesmo cuidando da alimentacao e etc acho que estou indo bem. Fisicamente estou inteiro. Somente os pes estao PESSIMOS. Nao quero saber de outra coisa a nao ser descansar meus pes hoje.

Ontem fui na igreja em Navarrete, e meio incredulo fui com a miss Seattle. E para minha surpresa, tinha um autar ENORME todo confeccionado em ouro. Era magnifico, e como prometido a mim mesmo, nada de fotos dentro da igreja. Minha camera nao ajuda muito e as fotos ficariam pessimas. Hoje vai ter uma procissao para as festividades de corpus cristhie ainda. Algo sobre o coracao de jesus. As mocinhas gringas estao loucas de vontade de ver. Eu ja vi muitas em goias e nao vejo nada de mais. Mas vai que aqui na espanha e diferente.

No supermercado hoje ja pude falar um espanhol menos enrolado, e me comunicar sempre de forma mais clara ate mesmo com a atendente do albergue. Albergue otimo, com 60 camas, e todas as camas em quartos colocadas dois a dois em cada um. A sophia vai ficar no meu quarto, e ja deu a ordem, Nao ronque. Espero que o macarrao nem o vinho me deixem roncar hoje. Nao quero ser morto.

Por falar em roncar, a serra eletrica argentina ontem foi imperdoavel Roncou a noite inteira, impiedosamete. Eu ate balancei a cama, o que adiantava por 30seg, mas depois continuava. Era tao forte que eu acordei de madrugada. Foi a primeira vez que um ronco me acorda e me da dificuldades de dormir. Acredito que hoje eu consiga dormir de boa.

Amanha a caminhada sera para mais uma cidade `grande` e historica. Hoje pude revisar as fotos e estao legais. Com filmezinhos sobre a espanha e rochas. Somente coloquei as fotos em VGA, afinal nao tem porque ter uma foto de uma parreira com 2Mb de tamanho.

Estou atravessando uma regiao de muitas viniculas, entao posso alem de sentir o vento frio de estar nas montanhas ver um campo sem fim de parreiras com uvas a crescer. E hoje ate pude fazer algo inedito em minha vida. Comi cereja direto do pe. Ha um pe de cerejeira no albergue que fez a minha festa. Estou a diminuir a gordura e etc para quando voltar a escalar eu ainda possa tirar o atraso.

Ja estou indo para a procissao, e dormir cedo. Amanha sem bolhas e com o corpo mais descansado posso ate ir muito mais longe de onde tinha planejado.

Aconselho a todos fazerem este caminho. E muito legal, nao so pelas paisagens, mas quando se pergunta o porque do caminho tem-se uma verdadeira explicacao do que voce mesmo esta sentindo com relcacao a sua vida. E um caminho que muitos procuram para dar respostas a si mesmo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
O caminho vai se fazendo e construindo uma percepção nova do mundo e da vida. Muito bom, já sonhei que estava caminhando também e cheguei a sentir a sua dor nos pés. Estou pensando que essas botas suas é que estão te machucando. Você não tem outro calçado? Experimente, acho que sua bota também é quechua.
Não tem jeito de mandar nenhuma foto? Estou doida para ver a imagem de um peregrino com a concha no pescoço e o cajado na mão.
Aqui as coisas estão na mesma, tudo bem, graças a Deus.
Eliane

Unknown disse...

Grande Luciano...cara...essa viagem parece que esta sendo ótima, não é :D...fico feliz por você cara...ando lendo alguns posts quando tenho um tempo e sempre gosto de algumas coisas que leio...sobre você acreditar que vai mudar....isso é ÓTIMO...pq só mudamos quando acreditamos que vamos mudar...no início desse ano falei para todos que eu iria mudar...coloquei metas, escrevi em um papel e esse papel fica na minha carteira...e até agora...de tudo que queria...só não fiz as minhas aulas de piano...mas elas vão vir :D...

Grande abraço...e continue ai...mesmo com as bolhas no pé e a vontade de escalar....:D

Unknown disse...

Hey, moço cri-cri! Tô gostando de ver, procissão, igreja... Uma total recarregada. Vc merece! Espero que volte renovado, e estou sofrendo com as bolhas daqui. Penso em mim quando estiver no caminho!!!! Beijo e muita sorte e força. Isaura.

Anônimo disse...

Olá!
Estou preocupada com você, mande notícias. fico pensando que aconteceu alguma coisa grave.
aqui continua tudo bem.
Beijos,
Eliane