terça-feira, 19 de junho de 2007

Dia 7 - De Azofra a Granon

Sim, apos 3 dias sem mandar noticias, consegui achar um `pueblo` para mandar noticias. E o melhor... Com uma internet gratuita. Com isso espero lembrar de todos os detalhes dos acontecimentos.

Logo apos eu deixar o computador em Azofra, e ter cozinhado para o pessoal, fomos assistir a tao famosa missa. Foi muito interessante, pois estavam somente nos de jovens, e a igreja inteira tomada por pessoas mais velhas. Fiquei impressionado. Muito mesmo. E todas as velhinhas ficaram muito felizes por terem me visto, e as mocinhas tambem na igreja. Eram so sorrisos e perguntaram se eramos Peregrinos e porque decidimos estar na igreja. Pude notar que o padre era novo, e tinha uma boa diccao, coisa que nao me lembro de acontecer quando ia a missas ao Brasil. E claro, la na igreja carimbei minha credencial, e fui dormir bem cedo.

De manha dormi muito bem, mas fui acordado por uma apressada e afobada Sophia, que disse que eu tinha dormido demais. Pois com ninguem roncando, e uma cidade muito calma, nao tem como nao dormir decentemente.

E quando todos sairam da cidade, la fui eu de novo caminhar apos um breve cafe da manha. E apos alguns 15 minutos fui perceber que tinha esquecido minha credencial do peregrino no bar do cafe da manha. Voltei correndo. O resultado foi que achei a credencial, mas ja estava cansado, e com os pes ja doendo. Mas fui seguindo caminhando em um ritmo bom, sempre sozinho e sempre em frente. Quando passei por um pueblo Ciruena, encontrei Leslie e Cindy. E fomos caminhar juntos, e a conversar ate a cidade de Santo Domingo de la Calzada. Leslie, a boliviana, realmente e muito profunda. Diz coisas sobre como devemos nos comportar ou coisas que pensamos a respeito de caminhos a percorrer com uma simplicidade e profundidade espantosas.

Cheguei arrastando a Santo Domingo de la Calzada. Uma cidade que tem tudo. Cheguei tomei um super suco de laranja para acalmar a sede e a fome. Nao ando querendo gastar muito para sobrar mais dinehiro para souvenir no final do caminho. Na cidade estava tendo un certo tipo de festival, com dancas tipicas internacionais. Por internacionais entenda-se que dancas latinas. Somente paises com linguas espanholas tinham barracas no local. Os doces eram gostosos, e a Super Sophia queria ja sair andando. Ha em Santo Domingo de La Calzada uma catedral com uma lenda de um galo. E nao podia entrar na igreja pois haveria um casamento la. Fiquei meio triste, pois queria ver se o galo cantava para mim. Dizem que e sinal de boa sorte.

E fomos em direcao a cidade de Granon. Onde teria um albergue muito bom, segundo um guia de uma das `superchicas`(coloquei o apelido, porque elas andam muito rapido, e nunca se machucam). E como elas andaram MUITO rapido para meu ritmo, acabei tentando seguir. E isso foi um grande erro.

Talvez pela primeira vez na minha vida chorei de dor. Nunca senti tamanha dor em minha vida. Os pes doiam, as bolhas estavam duras, mas ainda estavam la, para lembrar que cada um tem seu ritmo. Na tamanha dor de chegar logo na cidade e nao fazer NADA, apenas curtir a dor diaria de caminhadas, primeti um monte de coisas a mim mesmo. Prometi muita coisa. E ate agora estou seguindo. Mas que a dor foi gigantesca isso foi. E apos os pes estarem doendo, um tendao da minha canela tambem comecou a doer. E muito. Cheguei arrastado ao Albergue. Com os olhos marejados e vermelhos, e uma cara de dor que ate a recepcionista perguntou se eu estava bem.

O albergue na verdade era apenas um pequeno refugio, com colchoes no chao. Mas pedia uma pequena colaboracao. E que com a colaboracao de todos, haveria um grande jantar comunitario e um grande cafe da manha.

Fomos a missa, e ao final o padre chamou todos os peregrinos, e nos abencoou. Disse que o caminho e duro, e que nunca desistamos de chegar a santiago. Que Todas as dificuldades fisicas sao retratos de nossa alma. Algumas sentem amis doq ue outras, e que algumas bolhas, contusoes, tendinites e etc acontecem porque temos de pensar, e repensar em como vemos as coisas.

Foi magico. E apos isso o padro foi conversar conosco, e perguntar a cada um de onde vinha. E o jantar foi perfeito. Tudo na faixa, e tudo com um gosto maravilhoso. Talvez o meu melhor jantar ate o momento. Todos foram para a igreja novamente apos o jantar, e eu escolhi ir para minha cama. Ainda estava com muita dor.

Dormi com uma dor horrivel na minha perna, mas o vinho ajudou muito. E tudo regado a vinho de `La Rioja`.

Nenhum comentário: